Tecnologia Quantica um futuro para teletransportes???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Tecnologia Quantica um futuro para teletransportes???

Mensagem  MDaniel Landman em Sab Dez 18, 2010 10:06 am

Muito interessante!! Será que estamos realmente aos poucos caminhando para aquele futuro tão sonhado???

Parece que sim!!!

Abraços

_________________
Almirante MDaniel Landman
Comando
USS Venture NCC 71854
avatar
MDaniel Landman

Mensagens : 599
Data de inscrição : 20/10/2008
Idade : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://www.ussventure.eng.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia Quantica um futuro para teletransportes???

Mensagem  SIRRICHARDJONES HAMASKI em Sex Dez 17, 2010 9:50 am

Saudações a todos!

Saiu uma noticia na internet da revista science sobre a tecnologia quantica que pode se aproximar do que no universo trekker conhecemos como teletransporte abaixo coloco o que fala o artigo e o link da internet com a reportagem.

A revista Science, um dos mais respeitados periódicos científicos do mundo, elegeu o maior avanço científico de 2010: a máquina quântica. Deixando para trás pesquisas importantes como a "célula sintética" do biólogo americano Craig Venter, o sequenciamento do genoma do homem de Neandertal e a reprogramação de RNAs, o dispositivo foi escolhido por trazer pela primeira vez as características da mecânica quântica — a parte da física que estuda o comportamento dos átomos e suas partículas — para o mundo dos objetos visíveis a olho nu.

George Foulsham/UCSB

A equipe de desenvolveu a máquina quântica. Da esquerda para direita: Andrew Cleland, Aaron O'Connel e John Martinis
Os físicos Andrew Cleland, John Martinis e Aaron O'Connell, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA), criaram uma pequena placa, visível a olho nu, capaz de se expandir e contrair ao mesmo tempo, imitando um estado da física chamado sobreposição quântica. Nele, uma partícula é capaz de ocupar dois ou mais lugares no espaço ou registrar duas ou mais quantidades de energia ao mesmo tempo. Até agora, o efeito só havia sido percebido no universo microscópico.

No experimento da equipe de Cleland, a microplaca ocupou, ao mesmo tempo, dois lugares no espaço. "Mesmo que a distância entre eles tenha sido menor que o núcleo de um átomo, conseguimos provar o conceito", disse Cleland em entrevista ao site de VEJA. "Em cinco anos, queremos ampliar essa distância para a espessura de um fio de cabelo", disse.

Parece pouco, mas a pesquisa põe fim a uma corrida científica de 75 anos pela manifestação das propriedades quânticas em objetos visíveis. Em 1935, o físico austríaco Erwin Schrödinger propôs que seria impossível verificá-las no mundo macroscópico. Desde então, vários experimentos tentaram provar o contrário, mas o sucesso só veio em 2010. "Agora sabemos que as características quânticas podem ser percebidas em objetos grandes, não apenas nos elétrons, por exemplo", disse Cleland.

O passo dado pelos cientistas americanos pode significar que o homem consiga manipular as leis da física de tal maneira a permitir feitos dignos de ficção científica. "Talvez alguém muito inteligente encontre um dia uma forma de fazer o teletransporte", disse Cleland. "Demos o primeiro passo", concluiu.

Artigo da Revista Veja :
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/revista-science-elege-avanco-cientifico-do-ano-a-maquina-quantica

Vida longa e prospera a todos!!
avatar
SIRRICHARDJONES HAMASKI

Mensagens : 112
Data de inscrição : 12/11/2008
Idade : 45

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum