USS Venture NCC 71854
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Introdução ao PBEM

3 participantes

Ir para baixo

Introdução ao PBEM Empty Re: Introdução ao PBEM

Mensagem  Shran Zeid Sáb Out 10, 2009 12:57 pm

PBEM by Cap. Ari Woznyack


Play-by-mail game ou simplesmente PBeM é uma forma de jogar via fórum ou via e-mail que surgiu devido ao gosto pelo RPG associado a falta de tempo para formar um grupo fixo.
Em um Pbem o tempo de uma campanha / missão é variável, pois as cenas só se desenvolvem quando todos mandam suas ações, então justamente por esse delay que tem entre o envio de informações e o desfexo da cena o Pbem é indicado para jogadores que não tem muito tempo para jogar.

É muito mais fácil encontrar alguns minutos para ler e escrever e-mails de onde você está, do que encontrar várias pessoas que possam ficar de três à dezesseis horas em uma mesa ou num jogo direto.

Agora vamos falar um pouco de algumas Regras de postagem de mensagens que seguimos (claro que se alguém tiver dificuldades como, por exemplo, de ter no trabalho o e-mail em PLAIN TEXT [sem formatação] e não tiver como mudar fonte ou colocar em negrito, tudo bem, nós vamos entender, mas evite deixar suas interações com o símbolo > antes de sua frase como no exemplo abaixo (quando você responde um e-mail):

> <Cap. Ari> Creio eu que as três naves da federação e
> os dois interceptadores são os dissidentes políticos
> que querem a paz. E tudo leva a crer que Spock e
> Arcieri estão lá embaixo nessa nave vulcana.

Sempre que for responder uma mensagem no PBEM, remova o ">". Se conseguir formatar, utilizando as fontes padrão, melhor ainda!

Regras de Postagem:

Formatação: Fonte Arial 10, cor preta, sem plano de fundo
Exemplo de Cabeçalho:

MISSÃO: 15 - REESTRUTURAÇÃO
ASSUNTO: NOVA MISSÃO
LOCAL: TERRA - QG FROTA ESTELAR - SALA do Alm. MDaniel
HORA: 11:05 HS

Explicando cada campo:

MISSÃO: 15 – REESTRUTURAÇÕES  O número e nome da missão que estamos no momento é a missão nº 15 - REESTRUTURAÇÃO

ASSUNTO: INDAGAÇÕES  "O Assunto deve ser o mesmo do e-mail e trata-se do motivo principal de sua mensagem."

LOCAL: PONTE DE COMANDO  Será o local onde seu personagem está.

HORA: 0:10 HS  Sempre respeitando a linha de tempo do anterior.
Este Cabeçalho deverá vir no topo de cada mensagem, informando novamente
que a hora do Cabeçalho é a do jogo, portanto caso o e-mail seja uma
continuação de um e-mail de outro tripulante, a hora tem que ser compatível
com o e-mail original, ou seja, se foi postado um e-mail com uma ação às 1:00, deve-se postar a sua mensagem de interação com o horário passado alguns momentos depois da anterior. Por exemplo:
1:05 HS - Caso seja uma continuação e a ação esteja dentro de um encadeamento lógico;

1:30 HS - Caso a continuação não seja seguida e houver transcorrido um período
de tempo, mesmo que imaginário, entre uma ação e outra do jogo.

Qualquer diálogo deverá vir precedido de quem está falando entre <.....>,
mesmo quando seja a própria pessoa, por exemplo:

<Cap. Ari> - ATENÇÃO A TODOS - ALERTA AMARELO

Caixa alta (todas em maiúsculas) significará que o interlocutor está falando com um tom alto, firme ou gritando.
____________________________________________________________
<Base Estelar> - Estamos Liberando a atracagem.
<Com. Palma - Intercom> - Estou subindo senhor!

Quando for uma comunicação via rádio de nave a nave ou nave a estação, deve
ficar em itálico.
____________________________________________________________
Sobre a Interação no PBEM

Algo a se lembrar sobre PBeMs é que o ritmo é bem diferente das outras formas de jogos como Second Life, RPG ou MMORPG. Erros cometidos podem ficar assim por dias até que alguém note. Às vezes combate ação por ação faz com que uma pequena batalha dure semanas no tempo real. Ausência de jogadores por causa de obstáculos da vida real, falhas no computador, férias, ou o que for, pode levar semanas, às vezes meses. Isso altera o ritmo da história.

Para evitar o “travamento” do jogo, vez ou outra isso pode significar que o outro participante possa assumir um personagem por um tempo, decidindo o quê o personagem faria ou pensaria ou diria em uma situação que é surpreendente, ou quando uma ação do personagem é exigida, mas o jogador permanece em silêncio por causa de um dos motivos listados acima.

Esta situação é necessária para dar andamento à ação que está ocorrendo e assim evitar ficar esperando por dias as pessoas envolvidas responderem para completar a ação. Quem fizer isso deve agir dentro de conceitos éticos da pessoa que está enviando. Ninguém deve assumir o personagem do outro mudando drasticamente suas características, mas sim desenvolver um diálogo em que o outro tripulante não tome atitudes ou emita opiniões errôneas. As falas proferidas por terceiros devem ser simples, diretas e dentro de um contexto de continuidade tentando manter a maneira que o tripulante “fala” e conseqüente o desfecho esperado.

Para postar de maneira correta no lugar do jogador ausente, basta observar a maneira que ele escreve e dar continuidade, assim respeitaremos a todos!

Todos os membros da “Velha guarda da Venture” apóiam a criatividade nos e-mails. Isto sim deve sempre ser o “tempero” de cada um de nós na interação da história. Vamos nos "transportar" para dentro da Venture e assumir nossos postos imaginários, respeitando uns aos outros como membros da Frota Estelar quando escrevermos os e-mails.

Temos como exemplo de conduta os tripulantes das séries de Star Trek e devemos como personagens deste universo, nos enquadrar nos regulamentos da Frota Estelar e da Federação.

Estas regras são simples. Ninguém gosta de muitas regras em algo que tem o objetivo de nos agradar, divertir e melhorar nossos conhecimentos no universo Star Trek, mas torna-se necessário uma orientação para que todos acompanhem o desenrolar da trama.



LEMBRANDO QUE A MISSÃO 16 DO PBEM ESTA ACABANDO, E LOGO ESTARÃO ABERTAS VAGAS PARA A 17 MISSÃO
Shran Zeid
Shran Zeid

Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/10/2008
Localização : São Paulo - Capital

http://www.ussventure.eng.br

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução ao PBEM Empty Re: Introdução ao PBEM

Mensagem  Borak Kirax Ter Nov 18, 2008 6:14 pm

Almirante:

Eu poderia transportar as postagens do e-mail para esta área?
Assim todos podem acompanhar as aventuras e os personagens podem comentar as postagens.
Borak Kirax
Borak Kirax

Mensagens : 59
Data de inscrição : 17/10/2008
Localização : Curitiba- PR

http://www.ussventure.eng.br

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução ao PBEM Empty Introdução ao PBEM

Mensagem  MDaniel Landman Ter Out 21, 2008 8:05 am

O QUE É UM PBEM? PBEM é a sigla para Play By E-Mail. Significa um Role Play por e-mail, onde os participantes da USS Venture assumem seus postos dentro da nave e simulam a vida a bordo de um Nave Estelar da Federação, com todas as sua facilidades, mas também com todos os seus deveres.

COMO SE JOGA UM PBEM? PBEM deve estar atrelado a um mecanismo de distribuição simutânea de e-mail, que no caso específico da USS Venture, utilizamos o YAHOO GROUPS. O membro da tripulação manda seu e-mail para o e-mail do Grupo e este o distribui a toda tripulação que interage entre si.

MAS... COMO DESENVOLVO UM DIÁLOGO POR E-MAIL? Normalmente você irá incluir a “fala” do outro tripulante no seu e-mail. Esta situação é necessária para dar andamento a ação que está ocorrendo e não ficar esperando por dias as pessoas envolvidas responderem para completar a ação. Esta situação deve ser desenvolvida dentro de conceitos éticos da pessoa que está enviando. Ninguém deve assumir o personagem do outro e sim apenas desenvolver um diálogo em que o outro tripulante não tome atitudes ou emita opiniões. As falas proferidas por terceiros devem ser simples e diretas e dentro de um contexto de continuidade tentando manter a maneira que o tripulante “fala”!

EXEMPLOS DE MENSAGENS:

MISSÃO: 16 - SOMBRAS NO HORIZONTE
ASSUNTO: PESSOAL NOVO
LOCAL: ESTAÇÃO MCKINLEY - SALA DO ALMIRANTE
HORA: 18:00 HS

O Cap. Ari respassa para o Alm. MDaniel as necessidades de pessoal, devido a perdas durante a missão e as promoções que se seguiram.
<Alm. MDaniel> Eu já tinha me antecipado ao seu pedido de pessoal no intuito de escolher com mais cautela, os novos da USS Venture. Tenho alguns nomes aqui que eu já escolhi, veja!
O Alm. MDaniel entrega um PADD para o Cap. Ari com algumas fichas dos novos tripulantes previamente escolhidos.
<Cap. Ari> Me parece tudo em ordem, almirante!
<Alm. MDaniel> Escolhi a dedo como se fossem para meu próprio comando, afinal tenho um carinho todo especial pela USS Venture.
<Cap. Ari> Não poderia ser diferente! Quanto terei este pessoal disponível?
<Alm. MDaniel> Amanhã às 8:00hs estão todos convocados para se apresentarem a você em uma cerimônia de recepção a bordo da USS Venture, onde você oficialmente tomará posse da nave como seu capitão.
<Cap. Ari> Quanto antes melhor, vou voltar para a Venture para supervisionar os reparos. Com licença Almirante!

MISSÃO: 16 – SOMBRAS NO HORIZONTE
ASSUNTO: PRELÚDIO 1
LOCAL: SALA DE REUNIÕES – USS VENTURE
HORA: 18:19 HS

O Capitão Ari chega a bordo da Venture e se encontra com o Comandante Thot, o Comandante Palma e o TC Kavflar na sala de reuniões. Em pauta, a reformulação forçada da nave.
<Cap Ari> Muito bem senhores, parece que agora o destino da nave está em nossas mãos. Às 8:00 horas um grupo de novos tripulantes chegarão e quero todos vocês prontos para recebé-los.
<Com Thot> O senhor já tem a relação desses oficiais?
O Capitão entrega um PADD para cada um dos oficiais com a relação de tripulantes.
<TC Kavflar> Parece que terei um conterrâneo. Será interessante.
<Com Palma> Muitos cadetes na engenharia Capitão. terei que testá-los para verificar se estão preparados.
<Cap Ari> E como estão os reparos da nave?
<Com Thot> Estaremos preparados para partir em 16 horas e 48 segundos. Conseguimos aproveitar bem a viajem de volta e a parada na Estação 9.
<Cap Ari> Esse é o espírito. Estou liberando a todos até às 8:00 horas, quando nos reuniremos no bar panorâmico para recebermos nossas novas patentes e os novos tripulantes. Dispensados.
MDaniel Landman
MDaniel Landman

Mensagens : 599
Data de inscrição : 20/10/2008
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro

http://www.ussventure.eng.br

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução ao PBEM Empty Re: Introdução ao PBEM

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos