USS Venture NCC 71854
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Considerações Iniciais sobre o Filme

Ir para baixo

Considerações Iniciais sobre o Filme Empty Considerações Iniciais sobre o Filme

Mensagem  MDaniel Landman Sáb maio 09, 2009 2:44 pm

Caros amigos e tripulantes,

Começo aqui a tecer minhas considerações sobre o Filme Star Trek de J.J. Abrams.

Antes de falar sobre o filme gostaria de agradecer a todos que tiveram presentes aqui na Seção Especial do Rio de Janeiro no Cinemark Botafogo pela bela noite mergulhado no Universo Star Trek.

Muito calor humano, amigos a volta, conversas interessantes e tudo recheado com um Belo Filme Star Trek.

Pela nossa presença maciça na seção, e todos uniformizados, muitos fans presentes vieram até nós para comentar sobre o filme e até se interessar em fazer parte dos respectivos Grupos que estavam presentes.

Foi uma noite realmente memorável, deixo um agradecimento as duas tripulações da USS Venture e da TrekinRio pelos ótimos momentos vividos.
.
.
.
.
.
.
Bom agora vamos as considerações!!!
OBS.: Quem não quiser saber nada sobre o filme, pare aqui e não continue lendo!!!!
.
.
.
.
.
.
Vivemos agora numa realidade alternada, nossa história foi definitivamente alterada quando a NARADA voltou no tempo e destruiu a USS Kelvin. E nesta nova realidade abre-se um leque para novas missões, novos mundos, novas vidas e civilizações, e esta tripulação parte para audaciosamente viver uma nova época na Franquia.

Lógico que os fans antigos acharam um absurdo ter o Planeta Vulcano destruído, Amanda morrer, Spock bater no Kirk, pois viram seu vasto universo do conhecimento Star Trek sumir de uma hora para outra.

Mas essa é uma obra de ficção, por mais histórico que seja o Canon, ele não é real e sim uma obra de ficção criada para entretenimento. Mas o mais importante é que a FILOSOFIA E IDEAIS DO UNIVERSO STAR TREK e estão intactos no novo filme.

Se a FILOSOFIA E IDEAIS de Star Trek está mantida, então aquele sonho de Gene Roderberry se mantém vivo e está ai agora para conquistar uma nova geração de fans.

Não se sintam tristes e órfãos do saber e conhecimento da história Star Trek, mas fiquem felizes pela bela obra de Ficção Científica apresentada que com certeza fará um sucesso enorme!!!!!

Começa aqui algo novo para todos nós fans e não fans, começa aqui um novo tempo onde as missões serão novas e vivenciadas pelo esse belo elenco que sobre apresentar o novo, mas respeitando o antigo.

O McCoy estava exatamente igual a nosso querido doutor deu um show, Spock-Quinto sobe respeitar o seu ser vulcano e criar um novo Spock que contem também suas dúvidas, desejos e emoções, tudo “aparentemente” controladas até certo ponto....

O Novo Kirk, com certeza leu aquelas 10 lições que enviei num post anterior e cumpriu seu papel de forma mágica, apesar de dizer que foi uma criação independente de Chris Pine, vimos com certeza o Shartner em muitos momentos durante o filme.

Sobre os demais membros da tripulação, muito boas as atuações com destaque para Sulu e Checov.

Cabe um comentário sobre o envolvimento de Uhura e Spock, muitos acharam estranho, mas nos primeiros episódios da Série Clássica a Uhura por muitas vezes deixa no ar uma quedinha pelo Spock, que não deixa ir a frente. Depois é que a enfermeira Chapel começa a desenvolver uma paixão pelo Spock que é aproveitada em vários episódios.

Agora vamos ao enredo e história do filme:
A idéia dos roteiristas era permitir que qualquer um que não tivesse visto NENHUM episódio de Jornada, pudesse entender a história e se divertir. Nisso eles foram mágicos, realmente qualquer amante ou não de ficção científica consegue entender a história e mergulhar na FILOSOFIA E IDEAIS preconizados pelo Gene e embutidos no enredo. A idéia da realidade alternada ou alterada funciona muito bem e deixa tudo na estaca zero. Porém houve exageros que poderiam ter sido evitados ou amenizados. A destruição de Vulcano foi uma delas. Não era necessário ao enredo, o planeta poderia ter ficado completamente destruído ou algo com sua morfologia alterada onde o povo vulcano teria que reconstruir seu mundo, mas destruir o planeta e matar bilhões, não caiu bem!! Outro fato foi o roubo de parte do enredo da “Ira de Khan” com a história do verme que faz você dizer tudo, também era desnecessário. Por isso dou nota 9 ao roteiro!!!

Artes e Filmagem:
Neste quesito o filme foi insuperável, som, as naves, as pontes e até a engenharia estavam dentro do contexto. Outro questionamento sobre a Engenharia aparentemente modificada, não resiste a ver alguns dos episódios da Série Clássica onde podemos ver claramente pela janela da sala do Scotty vários tubos e num salão enorme, o que fizeram neste filme e nos colocar na mesma área dessas maquinarias e tubos. Mostra a grandiosidade da nave!!! Os efeitos externos como as tomadas de câmera e detalhes fotográficos estão muito bons. Inclusive cientificamente quando o som é interrompido no espaço aberto, afinal o som não se propaga no vácuo. A nota não poderia ser outra que não fosse 10 com louvor.

Cenas cômicas:
Muito bem balanceadas e colocadas dentro do contexto lembrando em muito a Série Clássica, algo que se vinha perdendo ao longo das demais Séries posteriores. Mas agora volta com força total, conta-balanciando com as cenas de ação e drama. O Kirk com as mãos inchadas foi o máximo muito engraçado. Me diverti muito com as cenas. Nota 10!!!!

J.J. Abrams:
Estou com ele para o que der e vier!!! Criando uma nova era para a Franquia ele simplesmente alavancou este Universo Star Trek e tomou para si o bastão de conduzi-la audaciosamente a caminhos inexplorados. Muito melhor do que Braga, ele sobe entender o que estava precisando e principalmente sobre entender a FILOSOFIA E IDEAIS do Universo Star Trek. Criou um filme que se equipara a “Ira de Khan” pois se não for o primeiro para mim é o segundo melhor da franquia. NOTA FINAL DO FILME: 9,75!!

Novos fans:
Eu como responsável por um Grupo de fans de Star Trek, e gostaria de solicitar aos demais grupos, que recebam de braços abertos os novos fans que com certeza vão aparecer por ai!!! Entendamos que a realidade deles é diferente, que a tripulação deles é diferente, que as naves deles são diferentes, mas a FILOSOFIA E IDEAIS do Universo Star Trek sãos os mesmos. Se amamos Star Trek, e dizemos que somos fans deste Universo, então temos que aprender a conviver com essas diferenças, pois esse é uma das questões filosóficas de Star Trek implantadas por GENE. Estamos aqui de braços abertos a esses futuros novos tripulantes e termos que ajudá-los a descobrir que tem muito mais nesta Franquia, mas nunca em hipótese nenhuma desmerecendo essa realidade alterada que é o universo deles. Sejam bem vindos todos!!!!

Um grande abraço
MDaniel Landman
MDaniel Landman

Mensagens : 599
Data de inscrição : 20/10/2008
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro

http://www.ussventure.eng.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos